Parada obrigatória


Distintas culturas, riqueza histórica e diversidade linguística são apenas alguns fatores que caracterizam a Espanha. Situada na Península Ibérica e com mais de quarenta milhões de habitantes, o território espanhol foi um dos locais em que a língua latina serviu de base na constituição de algumas línguas românicas faladas nesta região. A Espanha tem como língua oficial o castellano ou espanhol, porém possui algumas línguas oficiais regionais: o catalão, o galego, o basco, que é uma língua não-européia, e o aranês, além de ter como idiomas o andaluz, aragonês, asturiano-leonês e o português. O castellano tornou-se uma das línguas mais faladas no mundo. Isso se deve ao fato de que grande parte dos falantes do espanhol ou castellano vive fora da Europa, em especial na América Latina.
A língua que atualmente é a língua oficial do estado espanhol, a princípio era um dialeto latino falado na região de Castela, que constituiu um reino poderoso e possuía como língua mais importante o castellano.
Atualmente, o galego é uma língua românica falada principalmente na região da Galícia e San Martín de Trejevo, além de possuir alguns núcleos de falantes na Argentina, Estados Unidos, México e Brasil. A sua origem ocorreu a partir da língua que era denominada de galego-português, língua falada até meados do século XIX, que durante aproximadamente dois séculos foi a língua da poesia.
O catalão é uma língua românica falada na Catalunha, Baleares, Valência e Vale de Aran e é a língua oficial da região da Catalunha. O catalão possui duas variantes importantes: a variante ocidental, falada na região de Valencia, Lleida e Andorra; e a variante oriental, falada em Barcelona, ilhas Baleares e Roussillon. Hoje, o catalão permanece como uma língua forte para os seus falantes, que a utilizam também como uma forma de conservar a sua história e a sua cultura. Existem outras línguas românicas faladas na Espanha que conservam particularidades lingüísticas importantes. O arânes é uma língua românica, que é uma variedade do gascão e é a língua oficial do Vale de Aran. O asturiano-leonês é uma língua falada principalmente no oeste do país, ao longo da Galícia e de Portugal. O aragonês, que é falado no norte do país. E o andaluz, que é uma língua falada principalmente na região sul do país.
Compreender a situação lingüística do território espanhol é um passo fundamental no entendimento da sua enorme diversidade e permite ao observador dessa história perceber a sua importância na constituição de uma sociedade.

(Por Priscila Fernanda)

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos pelo Comentário. Ele nos incentiva a continuarmos postando!

Músicas da Semana

Non, Je Ne Regrette Rien (Cássia Éller) - Edith Piaf
.
.
Por Una Cabeza (Instrumental) - Carlos Gardel